Em 30 de outubro de 1985 o Jornal do Campus publicou uma edição extra intitulada “O Voto na USP”, uma pesquisa eleitoral realizada no campus com alunos, professores e funcionários. Foi o resultado de um trabalho realizado para o Jornal do Campus pela turma de Jornalismo de 1983, tendo Manoel Carlos Chaparro como professor responsável, orientação da pesquisa do professor Mauro Wilson de Souza e orientação da análise de Sedi Hirano, professor de Métodos e Técnicas de Pesquisa e Sociologia da FFLCH.
Fernando Henrique (PMDB) ficou na frente, com 40% dos votos, seguido de Eduardo Suplicy (PT), com 32%. Jânio Quadros (PTB), o prefeito eleito em 1985 por São Paulo, ficou em terceiro lugar na USP, com 7%, perdendo para os indecisos, que somaram 12%. Rogê Ferreira (PSB) ficou em quarto, com 3%.
Entre os professores, Fernando Henrique ficou na frente por uma grande diferença. Alunos e funcionários ficaram divididos entre Fernando Henrique e Eduardo Suplicy, com uma pequena vantagem de FHC entre os alunos e uma pequena vantagem de Suplicy entre os funcionários. A pesquisa mostra como seria o voto de professores e alunos de acordo com as áreas de Humanas, Biológicas e Exatas.
Veja abaixo o detalhamento da pesquisa (clique na flecha na barra inferior para ver as outras páginas):
Para saber mais sobre a eleição para prefeito de São Paulo de 1985, ouça o primeiro episódio do podcast “Como chegamos até aqui” da Rádio CBN.
Esse podcast conta como foram as disputas eleitorais vividas no Brasil desde a redemocratização e é apresentado pelo jornalista Leandro Gouveia, da turma de Jornalismo de 2009.