Formada em Cinema e Arte Dramática pela ECA, a diretora, roteirista, atriz e professora lança “TPM! Meu Amor”
Estrelada por Paloma Bernardi, a comédia “TPM! Meu Amor” chega aos cinemas em 31 de agosto. Com roteiro de Jacqueline Vargas (“Sessão de Terapia”, “Predestinado: Arigó e o Espírito do Dr. Fritz”) e direção de Eliana Fonseca (“A Revolta dos Carnudos”, “Ilha Rá-Tim-Bum, “Bugados”), a comédia promete envolver o público ao retratar de maneira divertida e emocionante a intensa montanha-russa emocional de uma mulher durante a TPM.
Além de Paloma Bernardi, o elenco conta com Maria Bopp, Marisa Bezerra (EAD), Teca Pereira, Bárbara Luz, Polly Marinho, Iara Jamra, Tania Alves, Jang Sin, Rafael Zulu, Rafa Maia, Norival Rizzo (CAC), Maurício de Barros, Eduardo Pelizzari, Helena Miguel (EAD). A própria Lili, como Eliana é carinhosamente chamada pelos amigos, faz uma participação como atriz.
A trilha sonora do filme foi executada por um coletivo de mulheres sob a coordenação de Xuxa Levy. Produtoras, cantoras, compositoras, musicistas e engenheiras de áudio deram voz às diferentes narrativas sonoras que ajudam a contar a história. Destaque para as participações especiais de Anelis Assumpção, Luiza Lian, Luiza Caspary, Laura Lobo, Sarah Roston, Joana Bentes e Taís Feijão e para as percussões corporais de Flávia Maia (Barbatuques) e Cah Beatbox.
Sinopse
As terríveis crises de TPM da enfermeira Monique (Paloma Bernardi) pioram quando ela perde uma promoção no trabalho e se sente intimidada por seu chefe abusivo. Sem nenhum filtro, Monique decide cuidar de si mesma e fazer justiça com as próprias mãos. A Monique de TPM é determinada e sedutora, mas também é impiedosa e possessiva. No início, ser outra mulher na TPM só ajuda Monique, mas essa “nova” mulher pode colocar tudo a perder e ela vai precisar encontrar um equilíbrio entre suas duas versões.
Sobre a diretora
Filha de um palhaço e ator amador, Eliana Fonseca subiu pela primeira vez aos palcos aos 8 anos, interpretando o palhaço Batatinha num número circense. Seguiu apaixonada pelo palco, até chegar à ECA, onde fez Cinema (turma 1980) e EAD (turma 1981). Atua há mais de 40 anos nas áreas de teatro, cinema e TV, como diretora, roteirista, atriz e professora, com pós-graduação em Docência no Ensino Superior pelo Senac e mestrado em Artes da Cena pela Escola Superior de Artes Celia Helena.
Em cinema dirigiu e escreveu cinco curtas, todos premiados no Brasil e no exterior. Entre eles, “Frankenstein Punk” (1986, seu TCC no curso de Cinema, considerado um curta clássico do cinema paulista), “Esconde-Esconde”(1988) e a “A Revolta dos Carnudos” (1990). Dirigiu os longas infantis “Ilha Rá-Tim-Bum” (2003) e “Eliana e o Segredo dos Golfinhos” (2005) e os adultos “Coisa de Mulher” (2005) e “13 Andares” (2016), dos quais foi também roteirista. “TPM! Meu Amor” é o seu quinto longa como diretora. Seu roteiro “Abalo”, prêmio de desenvolvimento de roteiro da SPCINE de 2019, está em fase de captação de recursos.
Em TV, destacam-se seus trabalhos de direção, roteiro e atuação em programas infantojuvenis e de humor tais como “Rá-Tim-Bum” (1989-1992), “Castelo Rá-Tim-Bum” (1995), “Casseta e Planeta”. Atuou também em vários filmes, duas novelas e dezenas de séries, incluindo “Você Decide”, “Os Normais”, “A Grande Família”. Atualmente é diretora-geral da série “Bugados”, programa infantojuvenil do GLOOB.
É idealizadora, professora e coordenadora pedagógica do projeto “É Nóis na Fita”, curso de cinema gratuito para jovens de baixa renda, que este ano completa sua décima edição.
Para saber mais: www.elianafonseca.com.br e www.enoisnafita.com.br
Ecanos na pré-estreia de “TPM! Meu Amor”
Ficha Técnica
Duração: 101 minutos
Criação e roteiro original: Jacqueline Vargas
Direção: Eliana Fonseca
Produtor: Roberto d’Avila
Produção executiva: Suraia Lenktaitis
Produtora associada: Jacqueline Vargas
Direção de Fotografia: Uli Burtin, ABC
Direção de Arte: Antônio de Freitas e Taís Cohn
Montagem: Renato Lima
Direção de Produção de Elenco: Cássia Guindo
Figurino: Francine Marson
Maquiagem: Fabi Akamine
Design de Som: Luiz Adelmo (Cinema, 1988), ABC
Direção musical: Xuxa Levy
Som direto: Luís Rovai
Produção: Moonshot Pictures
Coprodução: Star Original Productions, Claro
Distribuição: Galeria Distribuidora, Star Distribution