Rubens Rewald lança seu quarto longa ficcional

Segundo Tempo, escrito e dirigido por Rubens Rewald, professor e chefe do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA, estreia nos cinemas em março. Protagonizado por Priscila Steinman e Kauê Telloli, o filme tem a participação de vários ex-alunos na produção.

Rubens Rewald fez bacharelado (Cinema, 1985), mestrado (1994) e doutorado (2000) na ECA e é professor de Dramaturgia e Direção Audiovisual do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR).

Priscila Steinman (Ana) e Kauê Telloli (Carl) em cena gravada na Alemanha

A trajetória de uma família é a questão central de Segundo Tempo, quarto longa ficcional de Rubens Rewald, que também fez Corpo, Super Nada e #eagoraoque, além dos longas documentais Esperando Telê, Intervenção e Jair Rodrigues – Deixa que Digam. O novo filme conta a história dos irmãos Ana (Priscila Steinman) e Carl (Kauê Telloli) em busca de suas verdadeiras identidades depois de uma grande perda.

Um ponto crucial do filme é a abordagem das famílias na cidade, suas histórias atuais e antigas. “São Paulo é povoada por inúmeros migrantes e imigrantes, sendo que a identidade da cidade se forma a partir desse caldeirão étnico e cultural. Nesse sentido, há muitas histórias ocultas na cidade sobre pessoas ou famílias que apagaram seus passados para tentar se reinventar em uma nova vida”, explica o diretor, que também assina o roteiro.

Priscila Steinman (Ana) em cena gravada em São Paulo

Ana e Carl nunca se deram bem. Eles precisam deixar de lado as diferenças na tentativa de encontrar seu lugar no mundo. Os irmãos partem para a Alemanha em busca de suas histórias e identidades, tentando descobrir uma narrativa que os ajude a lidar com um mundo caótico, que parece cada vez mais sem sentido. Eles são filhos de Helmut (o ator alemão Michael Hanemann), um imigrante alemão que veio ao Brasil em busca de novas histórias. Em busca de respostas, Ana e Carl fazem o caminho inverso.

A história oculta de Helmut é o fio condutor da trama, como um filme de investigação. Em sua jornada, Ana e Carl terão a missão de juntar e montar os fragmentos estilhaçados dessa história, como num quebra-cabeças. Em nossa experiência real, as histórias sempre nos chegam incompletas e fragmentadas. Nós somos os únicos capazes de fazer as conexões, sejam elas reais ou imaginárias”, diz o diretor.

“É importante ressaltar que eu venho de uma família de imigrantes. A família do meu pai veio da Alemanha, fugindo da Segunda Guerra Mundial, e a família da minha mãe veio da Hungria e da Turquia, fugindo da guerra entre a Turquia e a Grécia. Todos se conheceram em São Paulo durante a década de 1950, enquanto tentavam iniciar uma nova vida em um novo país. Segundo Tempo, embora completamente ficcional, carrega uma forte abordagem que deriva do meu imaginário pessoal e familiar”, explica Rubens.

O filme já foi exibido em diversos festivais nacionais e internacionais. No Festival de Cinema Judaico em Punta del Leste, ganhou o prêmio de Melhor Filme Latinoamericano. Também participou do Festival do Rio, do Festival Inffinito de Miami e Nova York e do Festival de Cinema Judaico em Boston.

Segundo Tempo é uma produção da Miração Filmes e da Confeitaria de Cinema, com distribuição e lançamento da Pandora Filmes.

Equipe de ecanos

Rodado no Brasil e na Alemanha, o filme conta com elenco e equipe técnica dos dois países, incluindo outros integrantes da comunidade ecana:

  • Desenho de som: Eduardo Santos Mendes, graduado em Cinema (turma 1981), mestre e doutor pela ECA e professor do CTR.
  • Mixagem: Sandro Dalla Costa, mestrado em Meios e Processos Audiovisuais (2010) e funcionário do CTR.
  • Assistência de direção: Ricardo Mordoch, ex-aluno do Curso Superior do Audiovisual (turma 2004), e Thaís de Almeida Prado, graduada (turma 2002) pelo Departamento de Artes Cênicas e mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA.
  • Produção: Rodolfo Castilho Moreno, ex-aluno do Curso Superior do Audiovisual (turma 2009).
  • Captação do som direto: Gabriela Cunha, ex-aluna do Curso de Cinema e Vídeo (turma 1993).
  • Também participam do elenco Thaís de Almeida Prado e Thiago Amaral, ex-aluno de Artes Cênicas da ECA (turma 2003).

Diretor

Formado em Cinema pela ECA em 1990, Rubens Rewald é professor doutor da escola na área de Dramaturgia Audiovisual. Escreveu e dirigiu os longas-metragens exibidos comercialmente Corpo (2007), Super Nada (2012) e #eagoraoque (2020). Seus filmes mais recentes são Segundo Tempo (2019, lançamento no Brasil 2023) e Jair Rodrigues – Deixa que Digam (2020, lançamento no Brasil em abril de 2023). Também dirigiu os documentários de longa-metragem Esperando Telê (2009) e Intervenção – Amor Não quer Dizer Grande Coisa (2017), ambos em parceria com Tales Ab’Sáber, e os documentários para a TV Rainha Hortência e Magic Paula (2014) e 800M (2016), em parceria com Aarón Fernandez, além dos curtas Cânticos (1991) e Mutante… (2002). Foi roteirista do filme Hoje (2011), de Tata Amaral, e do documentário Todas as Manhãs do Mundo, de Lawrence Whaba (2016).

Festivais e prêmios

  • Corpo (codirigido com Rossana Foglia): selecionado para vários festivais nacionais e internacionais, incluindo a Mostra Internacional de São Paulo de 2007, o Palm Springs Festival de 2008 e o Method Fest, em Los Angeles, onde conquistou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro também em 2008.
  • Super Nada: Prêmio de Melhor Ator no Festival de Gramado 2012; Prêmio Especial do Juri e de Melhor Filme na Mostra Novos Rumos no Festival do Rio 2012; Prêmio Fiesp de Melhor Direção e Melhor Ator Coadjuvante; selecionado para vários festivais, como Amiéns, Mar del Plata, Chicago, Pune (Índia), Montevidéu.
  • #eagoraoque (em parceria com Jean-Claude Bernardet): exibido na Mostra Internacional de São Paulo; no Festival de Cinema Latino de Toulouse; no ForumDoc BH; na Mostra de Tiradentes; entre outros.
  • Segundo Tempo: participou do Festival do Rio em 2019; Inffinito de Miami e Nova York; Cinema Judaico de Boston; Festival do Cine Judaico de Punta del Leste (2020), onde ganhou o Prêmio de Melhor Filme Latino Americano.
  • Jair Rodrigues – Deixa que Digam: selecionado para os festivais É Tudo Verdade, In-Edit, Inffinito de Nova York e Miami e de Cinema Brasileiro em Chicago em 2022, onde ganhou o Prêmio de Melhor Filme pelo voto popular.
  • Intervenção – Amor Não Quer Dizer Grande Coisa: Festival de Brasília.
  • Esperando Telê: Festival do Rio, Tiradentes, Cinefoot.
  • Mutante…: Festival Internacional de Clermont-Ferrand, prêmio de melhor curta e melhor som na Jornada da Bahia.
  • Hoje: melhor roteiro no Festival de Brasília em 2011.

O filme foi lançado em março de 2023 nas salas de cinema: Belas Artes, Itaú Frei Caneca, Itaú Pompéia, Cine Bijou e Cinesystem Morumbi Town.

Trailer:

Ficha técnica

Roteiro e direção: Rubens Rewald
Produção executiva: Marina Puech Leão e Julia Walker
Elenco: os brasileiros Priscila Steinman e Kauê Telloli e os alemães Michael Hanemann, Laura Landauer e Jochen Stern
Fotografia: Humberto Bassanelli e Sergio Roizenblit
Som: Eduardo Santos Mendes
Montagem: Willem Dias
Direção de arte: Ana Rita Bueno
Música: Claudio Faria
Produção: Miração Filmes & Confeitaria de Cinema
País: Brasil
Gênero: Drama
Ano: 2019 (lançamento no Brasil 2023)
Duração: 107min

Fotos:

Rubens Rewald / Divulgação

Colaboração: Rubens Rewald e Marcos Kurtinaitis

Compartilhe
There is 1 comment
  1. Glau

    Adorei. Vale a pena ver.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;}