O jornalista, autor e editor Thales Guaracy, da turma de Jornalismo de 1982, está lançando o livro Asas sobre Nós, poema épico e lírico sobre a “geração da liberdade”, pela Assírio & Alvim, editora portuguesa especializada em poesia recém-chegada ao Brasil.
Sobre a obra
No poema-ensaio, Thales dá dimensão ao que chama de “geração da liberdade”: jovens idealistas e cheios de energia que lutaram pacificamente pelo fim dos regimes de opressão no Brasil, na América Latina e em todo o mundo, criando uma sociedade com mais liberdade e progresso na virada do século 20 para o 21. Romance em forma de poema, ou poema com estrutura de romance, Asas sobre Nós é também uma história de amor que narra o amadurecimento de uma paixão adolescente, que evolui e se mistura às rápidas mudanças no Brasil e no mundo, da redemocratização à volta dos regimes autoritários.
As mudanças sociais e políticas estão presentes no livro: Diretas Já, fim da Guerra Fria, queda das fronteiras e de velhos costumes e preconceitos. A história da era da liberdade se mistura com sonhos e amores de juventude, realizações da vida adulta e perplexidades da maturidade. Em tom memorialístico, Asas sobre Nós é um livro de história, “não a história dos fatos, mas do ‘espírito do tempo’”, diz Thales. A obra reflete a vida no Brasil e no mundo, evocando lembranças não somente de acontecimentos, mas também das emoções que permearam os grandes momentos da história recente.
Asas sobre Nós é uma grande balada sobre o amor e o nosso tempo, o tempo em que “fizemos o futuro/ e do futuro/ fizemos agora”.
Sobre o autor
Quando estudou na ECA, Thales foi diretor cultural do centro acadêmico e participou do Movimento das Diretas Já. Como jornalista, trabalhou na Gazeta Mercantil, na Veja, em O Estado de S. Paulo e na Exame. Como editor da Veja, ganhou um prêmio Esso de Jornalismo Político pela cobertura da primeira eleição para presidente após três décadas, em 1989. Lançou no Brasil a revista americana de negócios Forbes. Dirigiu ainda a Playboy, a VIP e a Gula. E tornou-se editor de livros. Na Editora Saraiva, criou o selo e o prêmio Benvirá, responsáveis pelo lançamento de novos autores, best sellers e obras premiadas.
Publicou duas dezenas de livros de ficção e não ficção. Como jornalista, é autor de A Conquista do Brasil (1500-1600) e A Criação do Brasil (1600-1700) (Planeta do Brasil), A Era da Intolerância (Matrix), O Sonho Brasileiro (A Girafa), entre outras obras. Como ficcionista, publicou Anita (Record), Amor e Tempestade (Suma de Letras), Campo de Estrelas (Globo), Filhos da Terra, A Quinta Estação e O Homem que Falava com Deus (Siciliano/Saraiva). Asas sobre Nós é sua primeira obra em poesia.
- Escreve em mim
- Diz você naquele transe
- Eu deitado ao teu lado
- Corpo nu ainda arfando
- Turbilhão de corpo e mente
- E você vira de bruços
- No dorso emprestado
- Rabisco o sol poente
- E muita coisa indecente
- Impossível de contar aqui
- Escrevo a minha e a tua vida inteiras
- Tudo o que quis fiz vivi
- Tatuagem de amor impressa na carne
- Escrevo este dia e os outros
- Em pele morena
- Pensamentos vadios
- Poemas
- Ideias
- Desenhos
- Cenários que eu nem conheci
*
- Quero escrever-te em poema
- Não para fazer mais um livro
- Será, meu amor, um sistema
- Capaz de manter-me mais vivo