Nesta semana em que se comemoram os cem anos da Semana de Arte Moderna, a jornalista, artista visual, escritora, professora de arte e curadora Katia Canton está lançando o livro infantojuvenil Ana e a Semana: Pequena história do modernismo de 1922, pela VR Editora, com ilustrações de Mariana Zanetti.
Em seu 60º livro, Katia conta a história da amizade improvável entre João, um menino que vive em 2022, e Ana, uma garota que conferiu todos os detalhes do evento em 1922. Os cem anos que separam os personagens não impedem o encontro dos dois por meio de uma foto. Enquanto passeia pelo Theatro Municipal de São Paulo do início do século 20, a menina apresenta ao novo amigo a vida e a obra revolucionária dos modernistas Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Zina Aita, Victor Brecheret, Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Heitor Villa-Lobos e Tarsila do Amaral – uma viagem no tempo para homenagear um dos mais importantes eventos das artes brasileiras.
Katia formou-se em Jornalismo pela ECA em 1986. Tem mestrado e doutorado pela New York University, relacionando as artes e as narrativas dos contos de fadas de várias épocas e culturas do mundo. Trabalhou no Museu de Arte Moderna (MoMA), de Nova York, e no Museu de Arte Contemporânea (MAC), de São Paulo. Na Universidade de São Paulo, é docente do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte.
Como escritora, além de livros sobre arte, já lançou mais de 50 obras ilustradas para o público infantil e juvenil, tendo recebido o Prêmio Jabuti por três vezes e prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, entre várias outras premiações. Seus livros já foram traduzidos para o inglês, o espanhol e o francês.
O livro chega às livrarias nesta semana. No sábado, dia 19/02 às 16h, haverá o lançamento na Livraria Travessa Pinheiros, com a presença da Katia e da ilustradora Mariana Zanetti e muita contação de histórias para crianças de todas as idades.
Para saber mais sobre Ana e a Semana e o trabalho da Katia, assista ao vídeo abaixo (a partir de 2’45”):