“O Brasil, os Índios e, Finalmente, a USP”: filme de Marcello G. Tassara sobre a história da USP

capa---O-Brasil,-os-Índios-e,-Finalmente,-a-USP_01

Em março, o Cineclube ÁgoraECA apresenta documentário de Marcello Tassara lançado em 1988 como parte das comemorações dos 50 anos de fundação da USP

Sobre o filme

“O Brasil, os Índios e, Finalmente, a USP” é um ensaio documental que faz uma síntese crítica da história da Universidade de São Paulo, desde sua fundação em 1934, considerando sua inserção no contexto geral da sociedade brasileira à época de sua realização.

Produzido entre 1984 e 1988, o filme foi concebido como parte das comemorações pelo cinquentenário da fundação da USP que se deu com o início das atividades da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), o coração da universidade. Na época, Marcello G. Tassara era professor da ECA.

O filme discute de que maneira a vinda das missões de professores estrangeiros – em especial italianos, franceses e alemães – para compor o seu quadro docente teve papel fundamental no desenvolvimento científico no país e na formação de um pensamento crítico humanista.

Destacam-se as entrevistas realizadas na Europa com alguns desses professores-fundadores que se tornaram personalidades importantes da história da ciência em todo o mundo: o geógrafo Pierre Monbeig (1908-1987), o antropólogo Claude Lévi-Strauss (1908-2009), o historiador Fernand Braudel (1902-1985), o filósofo Jean Maugüé (1904-1990) e o sociólogo Paul-Arbousse Bastide (1899-1985).

Curiosidade

O título do filme é uma citação do subtítulo de matéria publicada na Folha de S. Paulo em 26 de fevereiro de 1978, chamada “A missão francesa de 1934”, assinada pelo jornalista João Batista Natali (formado em Jornalismo pela ECA, falecido em 2024). Na ocasião, ele entrevistou o professor Paul-Arbousse Bastide sobre suas memórias da história do início da USP. Veja abaixo:

Sobre o diretor

Marcello Tassara filmando em 1977
Marcello Tassara filmando em 1977

Marcello Giovanni Tassara (1933-2020), graduado em Física pela USP e em Publicidade pela ESPM, foi professor cofundador do curso de Cinema da ECA/USP onde começou a lecionar em 1969, tendo introduzido a área de Cinema de Animação nos estudos acadêmicos universitários no Brasil.

Foi professor visitante na Università degli Studi di Pisa (Itália), Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha), Universidade Livre de Berlim e EHESS École de Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris.

Como cineasta (diretor e roteirista), desenvolveu filmografia composta de cerca de 70 filmes de curta, média e longa-metragem, tendo recebido prêmios em festivais no Brasil e no exterior.

Como pesquisador atuou no campo da inovação em linguagem cinematográfica com a utilização de técnicas especialmente desenvolvidas, aplicadas a narrativas documentais, poéticas, experimentais, científicas e educativas e também na criação de foto-filmes, gênero no qual foi pioneiro e se tornou especialista.

Ficha técnica

“O Brasil, os Índios e, Finalmente, a USP” – 1988, 16mm, 114 minutos

Roteiro e direção: Marcello G. Tassara
Assistente de direção: Helena Tassara
Argumento: Eda Tassara, Luís Fernando Ramos, Márcia Ribeiro de Oliveira
Fotografia e câmera: Aloysio Raulino
Assistente de câmera: Rafael Issa
Som direto: Francisco Scalante
Produção executiva: Eda Tassara
Produção: Karin Nielsen
Assistentes de produção: Ana Maria Grego, Antônio Bento da Silva
Cenografia: José Felipe Tassara, José Arthur Fajardo
Marcenaria: Marco Antonio Neri
Eletricista: José Alves Costa
Pesquisa: Flávia Cesarino Costa, Gloria Malavoglia, Luís Fernando Ramos, Márcia Ribeiro de Oliveira, Sílvia Szterling
Coordenação e orientação: Eda Tassara
Montagem e edição: Carlos Álvaro Vera
Direção de arte: José Felipe Tassara
Animografia: Marcello G. Tassara
Operadores: Pepe, Marco Antonio Favaro
Trucagem: Orlando Yokoyama
Mixagem: Eduardo dos Santos
Narradores: Maria Alice Vergueiro, Oswaldo Barreto, William Bonner
Produção: Eda Tassara, Marcelo G. Tassara, Fundação do Cinema Brasileiro

Convidados para o bate-papo depois da sessão

Helena-Tassara

Helena Tassara é escritora, roteirista, documentarista, pesquisadora de audiovisual e conteúdo. Socióloga, doutora e pós-doutora em Cinema pela USP, desde 1984 atua na idealização, redação, criação, curadoria e direção de filmes, exposições e projetos culturais, educacionais e de comunicação em diferentes mídias, impressas e digitais.

Eda-Tassara

Eda Terezinha de Oliveira Tassara é professora emérita titular do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. É propositora e coordenadora do grupo de pesquisa em política ambiental do IEA-USP. Suas publicações se inscrevem em prevalência na interdisciplinaridade que caracteriza sua formação científica e atuação acadêmica.

Luis-Angerami

Luís Angerami é professor associado do Departamento de Cinema, Rádio e TV da ECA-USP desde 1997, sendo responsável por disciplinas nas áreas de Direção e Linguagem Audiovisual. Pesquisador nas áreas de Audiovisual (cinema, TV e vídeo) e Comunicação Ambiental. Vice-coordenador do Grupo de Pesquisa LabArteMidia (Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais). Atuou em atividades de criação, roteirização, produção e direção de programas em vídeo, TV e cinema.

Veja também:

Compartilhe
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;}