Betina Anton, da turma de Jornalismo de 1997, foi premiada pelo livro “Baviera Tropical”
A jornalista Betina Anton foi a vencedora da categoria Biografia e Reportagem, eixo Não Ficção, da 66ª edição do Prêmio Jabuti, com o livro “Baviera Tropical”, lançado pela editora Todavia.
O anúncio foi feito no dia 19 de novembro, em cerimônia realizada no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.
Sobre a obra
O livro conta a história de Josef Mengele, o médico nazista mais procurado do mundo, que viveu quase 20 anos no Brasil sem nunca ser pego. A partir de sua experiência pessoal, a jornalista Betina Anton faz um minucioso trabalho de recuperação de memórias e testemunhos, com entrevistas inéditas, propondo versões dos fatos até então desconhecidas. Ao reunir pontos de vista que vão desde um comandante do Mossad a pessoas que conviveram com Mengele no Brasil, a jornalista cria um quadro sobre a vida e a morte do nazista em nosso país. Analisando a sociabilidade de Mengele em sua Baviera Tropical, a autora apresenta a pergunta que permeia a obra: “Como isso foi possível?”.
Sobre a autora
A jornalista Betina Anton nasceu em São Paulo e formou-se em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP (turma 1997).
Como editora em São Paulo, participou de grandes coberturas, como as guerras na Ucrânia e na Síria. Atualmente, é editora de Internacional na TV Globo e comentarista de Política Internacional na GloboNews.