Documentário musical “Terra de Ciganos” mostra tradições ciganas no Brasil

Cena do documentário "Terra de Ciganos"
Cena do documentário "Terra de Ciganos"

“Terra de Ciganos” estreou em junho no In Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Nacional e chegou em setembro aos cinemas, com direção de Naji Sidki e vários ecanos na equipe.

Kátia Coelho é a diretora executiva e também participa do roteiro e da pesquisa. Tide Borges é responsável pelo desenho de som. Farid Tavares é o diretor de Produção. Guilherme Cesar foi o produtor no Nordeste. E Pablo Ferreira ficou encarregado da edição do trailer.

O filme é um road movie musical cigano que retrata a busca pela preservação das tradições ciganas em meio à integração à sociedade brasileira. O documentário acompanha famílias de músicos ciganos, suas artes, adversidades e tradições, em uma viagem por diversas paisagens do Brasil, buscando os poucos remanescentes da comunidade que ainda moram em barracas e mantêm sua língua e modo de vida tradicional. Com a participação de músicos ciganos, o longa faz uma viagem por essa cultura enigmática e resiliente.

“Terra de Ciganos” é uma imersão na cultura cigana, especialmente por meio da música, uma forma de expressão que conecta o passado e o presente dessa cultura única. “A música não tem fronteiras, não precisa de tradução, viaja pelo mundo proclamando sua irmandade. Apresentando a música cigana brasileira para o Brasil e outros países, temos a certeza de que contribuiremos para que esse povo sofrido possa ser mais respeitado e acolhido”, diz o diretor Naji Sidki.

O filme destaca a resiliente e enigmática cultura cigana, preservada ao longo dos séculos, enfrentando a integração à sociedade moderna. Por meio das histórias de músicos ciganos, “Terra de Ciganos” oferece um olhar profundo sobre como essa comunidade mantém suas tradições vivas, desde a língua até os modos de vida tradicionais.

Ciganos no Brasil

O Brasil abriga a terceira maior população cigana do mundo, com cerca de 800 mil pessoas. Também conhecidos como “povo de etnia cigana”, os ciganos têm uma presença histórica que remonta ao período colonial, quando chegaram como parte das correntes migratórias forçadas e voluntárias. “O Brasil, um país de imigrantes, tem uma população cigana que mantém sua cultura há séculos invisibilizada grande parte do tempo, porém que desperta a curiosidade dos brasileiros. Com a estreia nas telas, o povo brasileiro de etnia cigana encontra um espaço onde hastear sua bandeira e se apresentar”, afirma Naji Sidki.

Compondo uma população diversa e complexa, o povo cigano abrange diferentes grupos, como os Rom, Sinti e Calon. Esses grupos, embora possuam tradições culturais e linguísticas distintas, compartilham a experiência comum de uma história de migração e adaptação. “Acredito que o maior valor agregado ao povo cigano através deste projeto será apresentar e valorizar a sua cultura em diferentes regiões do Brasil e, assim, amenizar o grande preconceito existente contra esta comunidade. É o objetivo principal do filme: apresentar aos não ciganos uma cultura milenar, a música, o dia a dia dos povos ciganos.”, destaca o diretor.

Ficha Técnica:

Terra de Ciganos Brasil | Brasil | 2024 | 90’
Direção, direção de fotografia: Naji Sidki
Produção Executiva: Kátia Coelho (Cinema 1978 | Mestrado Comunicação e Estética do Audiovisual 2002 | Professora de Cinematografia 1999 a 2006)
Roteiro: Kátia Coelho e Naji Sidki
Pesquisa: Kátia Coelho e Naji Sidki
Diretor de Produção: Farid Tavares (Cinema 1987)
Produtor Nordeste: Guilherme Cesar (Audiovisual 2001)
Som direto: Olivia Hernández Fernández
Edição e Desenho de Som: Daniel Souza
Supervisão de Som: Tide Borges (Cinema 1979, Mestrado em Estudo dos Meios e da Produção Mediática 2005, Doutorado Meios e Processos Audiovisuais 2016)
Edição de Som: Pedro Martins
Mixagem: Ariel Henrique
Consultores ciganos: Nicolas e Ingrid Ramanush
Músicos: Vitsa Ramanush: Nicolas Ramanush, Ingrid Ramanush, Buda Nascimento, Denis Rudah e Rogerio Loebel / Breno Cigano / Ronaldo Carlos / Batista Cigano e Erasmo Ferraz / Ferreirinha e Dodó / Fabiano e Bruno Cigano
Trailer: Pablo Ferreira (Cinema, 1998)
Produtora: Veríssimo Produções
Distribuição: Pandora Filmes

Compartilhe
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;}