“Como Chegamos Até Aqui” é um podcast da Rádio CBN que conta, a partir de áudios históricos, como foram as disputas eleitorais vividas no Brasil desde a redemocratização
A primeira temporada, em 2022, abordou as eleições presidenciais pós-ditadura (1989 a 2018). Agora, na segunda temporada, o podcast conta como foram as disputas eleitorais nas duas maiores cidades do Brasil desde a redemocratização.
São 20 episódios que mergulham em áudios históricos das dez eleições para prefeito de São Paulo e Rio de Janeiro, entre 1985 e 2020. As eleições de São Paulo são apresentadas pelo jornalista Leandro Gouveia, da turma de Jornalismo de 2009, e as eleições para o Rio de Janeiro ficam a cargo do jornalista Leandro Resende. Lucas Soares, mestrando em Meios e Processos Audiovisuais na ECA, é um dos editores do podcast.
Leandro Gouveia
Jornalista formado pela ECA em 2013, Leandro Gouveia é repórter e apresentador da CBN. Trabalhou anteriormente na Rádio Bandeirantes de São Paulo, onde apresentou o programa semanal “Bandeirantes Acontece”. Venceu o prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) em 2019 com o podcast “Meio Rádio”, produzido em parceria com Caetano Cury e Hugo Vecchiato. É pós-graduado em canção popular pela Faculdade Santa Marcelina. Em “Como Chegamos Até Aqui”, Leandro apresenta os episódios das eleições de São Paulo.
O podcast pode ser ouvido no site da Rádio CBN e em todas as plataformas de áudio.
Episódios:
- 1985: A maldição da cadeira
- 1988: Deu zebra
- 1992: A história de uma revanche
- 1996: Nunca mais votem em mim
- 2000: O enterro do malufismo
- 2004: O mau agouro
- 2008: O prefeito que era vice
- … continua
Os episódios sobre as eleições municipais de São Paulo relembram momentos emblemáticos, como o acontecimento histórico em que Fernando Henrique Cardoso se sentou na cadeira de prefeito antes da hora ou quando Paulo Maluf conseguiu eleger um sucessor totalmente desconhecido do eleitorado. Confira!
“A gente tem muito material com análises de eleições, artigos acadêmicos, mas sobre as campanhas em si, o que aconteceu de fato, temos quase nada publicado. Tive que ir atrás dos jornais da época e de acervos de áudio para contar essas histórias. Acho que o podcast vai ser um registro importante por isso”, explica Leandro.