Grupo de extensão da ECA, Projeto Redigir oferece curso de comunicação e cidadania, com enfoque em Língua Portuguesa, para alunos fora da USP. Os educadores voluntários são alunos de graduação da USP que utilizam o método Paulo Freire e valorizam a história pessoal dos alunos
O Projeto Redigir nasceu em 1999 no Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP. Seus fundadores foram alunos do curso de Jornalismo que tinham o objetivo de criar um curso pré-vestibular para ajudar alunos a entrar na universidade. No primeiro ano, o curso teve 8 turmas, com 108 educandos no total. Nesse momento inicial, o projeto contou com apoio de Chico Moura e Neide Rezende, professores da Faculdade de Educação da USP, na estruturação pedagógica e montagem do conteúdo do curso.
Com o passar dos anos, o Projeto Redigir evoluiu. Deixou de ser um curso pré-vestibular e se transformou em um curso de redação voltado para a cidadania, integrando temas de comunicação e linguagem. Além disso, adotou o método de Paulo Freire, que valoriza o repertório e a história pessoal dos alunos, promovendo uma educação mais horizontal, onde todos participam de forma igualitária, sem a tradicional hierarquia entre professor e aluno.
Hoje, o Projeto Redigir tem como principal objetivo mostrar a língua como elemento vivo e constante. Para isso, oferece um curso com aulas, oficinas e debates sobre comunicação, linguagem, gramática e cidadania, além de compartilhar conteúdo nas redes sociais. Passam pelo curso 50 alunos por ano em média, em geral pessoas de baixa renda de qualquer idade, com adesão maior de jovens entre 18 e 25 anos, em fase de vestibular e/ou início da vida profissional.
Atualmente o Projeto está dividido em três núcleos de gestão: Institucional, Comunicação e Pedagógico. O Núcleo Institucional cuida do relacionamento com a USP, a ECA e as entidades universitárias, além de controlar as finanças, a infraestrutura e a gestão de pessoas. O Núcleo de Comunicação é responsável pela gestão dos canais de comunicação do Projeto, realizando a divulgação das ações e atividades, manutenção da identidade visual, produção de conteúdo escrito e visual, gerenciamento de redes sociais e assessoria de imprensa. O Núcleo Pedagógico é o coração do projeto – composto por educadores e monitores, é o responsável pelo dia a dia em sala de aula com os educandos, desenvolvendo os materiais, selecionando os conteúdos, conduzindo as aulas, dando apoio aos alunos e realizando todo o planejamento, execução e coordenação das turmas.
Qualquer aluno de graduação na USP pode atuar no Projeto como voluntário, integrando os núcleos Pedagógico e de Comunicação.
As aulas do Projeto acontecem presencialmente na ECA-USP, aos sábados de manhã, das 9h30 às 13h. As inscrições para as turmas do segundo semestre podem ser feitas até 24/08/2024. Todas as informações podem ser encontradas no perfil do Projeto no Instagram (@projetoredigir). Em caso de dúvidas, é possível encaminhar e-mail para projetoredigir@gmail.com ou uma DM para @projetoredigir.
Saiba mais sobre o Projeto Redigir:
Colaboração:
Arthur Reis (Relações Públicas, 2021)