Curta da turma de Audiovisual 2014 estrela alunos da EAD

O curta-metragem “Momento” foi realizado como trabalho de finalização do segundo semestre de alunos do Curso Superior do Audiovisual da turma de 2014. O filme é estrelado por então dois alunos do curso da EAD.

Roteiro: Fernando Cabral, Agua Qent

Direção: Agua Qent e Paula Sonnewend Serra

Produção: Fernando Cabral e Francisco Miguez

Elenco: Bruno Sperança (EAD turma 64, 2012) e Roberto Rezende (EAD turma 60, 2008)

Agua-Qent_2024

“Momento” foi o primeiro curta que realizei no Curso Superior do Audiovisual, no exercício de primeiro ano, quando todas as funções são feitas em dupla. Eu lembro de odiar o roteiro que meu colega escreveu pra que eu e minha dupla dirigíssemos. Mantive a essência e algumas piadas, mas reescrevi praticamente tudo e criei o contexto de dois pais discutindo sobre o brinquedo quebrado do filho, agindo como crianças.

Tudo era muito novo pra mim, mas tinha uma vontade de me provar muito forte. Como minha dupla curtia mais fotografia, a direção ficou muito na minha responsabilidade e era exatamente o que eu queria.

Acho que grande parte da qualidade do curta vem da disponibilidade dos atores em entender todas as piadas do roteiro. Fui cuidadoso nesse sentido, em explicar uma por uma nos ensaios e desenhar bem a personalidade de cada personagem. E é claro que o fato de ser um casal LGBTQIAPN+ enriquece muito a experiência.

Inicialmente era um casal hétero, porém nas dinâmicas do casting os dois atores tiveram uma ótima sinergia, então decidi, também para me aproximar mais ainda do material, transformar as personagens em um casal homoafetivo e mostrar um pedacinho dessa família.

O exercício teve uma boa recepção dos professores e, por ser o primeiro onde enfrentei os desafios da realização, creio que fiz tudo mais sem amarras só como desejo de me testar criativamente. E eu amo o resultado.

Agua Quent (Audiovisual, 2014)
Fernando Cabral

“Momento” foi um roteiro que surgiu meio do nada. A gente tinha acabado de voltar de greve, e, de um dia para outro, tive que escrever esse documento, que eu tinha sido displicente de não fazer antes. Era um exercício de dramaturgia muito legal – o roteiro tinha que ter no máximo três páginas, apenas uma locação e uma ação contida, para que a turma pudesse produzir mais de uma dezena de curtas. Mesmo feito às pressas, o roteiro foi escolhido como um dos favoritos da turma.

A ideia original era esses dois adultos brincando com coisas de criança, e tinha um terceiro personagem cujo brinquedo havia sido quebrado. Era como se tivesse esse grupo secreto de adultos sérios, que usam terno e trabalham em escritórios, onde eles podiam delirar suas infantilidades.

No começo, eu não tinha pensado na história como uma trama de casal com um filho. Mas revendo o filme, a dinâmica funcionou muito, especialmente porque Bruno e Roberto são incríveis. Rápidos, criativos, queria muito trabalhar novamente com os dois.

O texto final do curta é parecido, mas a substância da história é totalmente diferente. Ainda assim, acho que as mudanças que Agua Qent trouxe foram bem legais, meio que simplificaram a ideia. Elu transformou esses adultos infantilizados em um casal homoafetivo com um filho, o que tirou o texto de um lugar conceitual e estabeleceu um drama claro. Isso deixou o final excelente, que também foi Agua Qent quem escreveu.

O maior aprendizado desse exercício é que é fundamental deixar o processo criativo do audiovisual seguir um curso próprio, afinal, ele é por natureza coletivo e com o coletivo se enriquece.

Fernando Cabral (Audiovisual, 2014)
Roberto-Rezende_2024

Para um ator, estar em movimento na sua força criativa, exercendo o seu ofício, é sempre uma oportunidade singular de se desafiar em outras possibilidades de ser, desde os clichês até os lugares não óbvios, especialmente quando o improvável se transforma em boas surpresas.

Em “Momento”, o roteiro original estava escrito para personagens que formavam um casal de um homem com uma mulher. Curiosamente, nos testes entre tantos atores e atrizes, acabamos formando dupla, eu e Bruno Sperança, ambos da EAD (Escola de Arte Dramática). A indicação para o teste era: “vocês são um casal, estão discutindo a relação, mas façam isso com um tom infantil enquanto brincam com os brinquedos”.

A memória é que nos divertimos bastante na audição, a tal ponto de sermos selecionados para os personagens, e o roteiro alterado para história de um casal homoafetivo que adotou uma criança.

Gosto bastante do resultado fílmico obtido com a simplicidade e honestidade assumidas no jogo de cena.

Colaborar nos projetos realizados no CTR/ECA/USP foi bem importante na minha trajetória como artista em formação, pois foi o lugar do meu primeiro contato com a linguagem no audiovisual. A cada filme, uma percepção mais sintonizada com o fazer cinema.

Roberto Rezende (EAD, turma 60, 2008)
Bruno-Sperança

Durante a minha passagem pela USP estudando na Escola de Arte Dramática, tive a oportunidade de conhecer e trocar com alguns artistas estudantes do curso de Audiovisual. Assim eu acabei passando num teste para participar do curta “Momento”, com direção e roteiro da grande diva Agua Qent, provocadora e disruptiva.

Foi meu primeiro material em vídeo, ainda iniciando nos meus estudos em audiovisual. Entendendo como poderia funcionar um set, assistindo a dinâmica de equipe e ainda contracenando com o amigo Roberto Rezende, ator alagoano, artista fantástico que sempre me ensina em cena e fora dela.

Soubemos depois que o roteiro era originalmente escrito para um casal hétero, mas como gostaram muito do nosso teste juntos, resolveram adaptar para um casal gay. Foi a nossa química (haha) – a gente brinca que é marido até hoje por conta desse filme.

“Momento” marcou uma linda época de estudo da nossa juventude.

Bruno Sperança (EAD, turma 64, 2012)
Compartilhe
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;}