Você sabia que um acervo histórico sobre a telenovela brasileira se perdeu em um incêndio na ECA em 2001?
No dia 1º de outubro de 2001 um incêndio provocado por um curto-circuito atingiu severamente o andar superior do prédio central da ECA, onde ficavam o Departamento de Comunicações e Artes, o Departamento de Cinema, Rádio e Televisão e o Departamento de Biblioteconomia.
O acidente destruiu grande parte do acervo do Núcleo de Pesquisa de Telenovela, que contava com gravações das primeiras radionovelas, fotos e entrevistas com atores, sinopses originais de novelas e materiais como teses, artigos e outros estudos. Também se perderam documentos internos da escola, como relatórios, orçamentos e planejamentos.
A Biblioteca não foi atingida pelo fogo, mas pela água utilizada pelos bombeiros para debelar o incêndio. Felizmente, o acervo foi poupado. Perderam-se apenas alguns livros que estavam no balcão de empréstimo e não puderam ser recuperados. A Biblioteca ficou fechada durante o período em que o prédio permaneceu interditado. Especialistas em conservação da Biblioteca Nacional, da Cinemateca Brasileira e da própria USP colaboraram com a Biblioteca na avaliação dos riscos e nas medidas de proteção do acervo.
Matéria publicada pela Folha de S. Paulo em 3 de outubro de 2001:
Incêndio destrói parte do prédio da ECA
Chamas atingiram andar onde estavam arquivados documentos raros sobre a história das telenovelas brasileiras
Um incêndio destruiu, na madrugada de ontem, mais de 20 salas de dois departamentos da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Mesmo com a forte chuva que atingiu São Paulo, os bombeiros demoraram quatro horas para controlar as chamas.
De acordo com Luiz Milanesi, vice-diretor da ECA, no local onde o incêndio se concentrou eram guardados documentos raros da história da telenovela brasileira.
“Com certeza foram destruídas raridades que só existiam aqui. São anos e anos de história e trabalho que foram perdidos para sempre”, afirmou.
Entre os documentos raros que podem ter sido destruídos estão as sinopses e capítulos originais de diversas novelas da Rede Globo, gravações históricas das primeiras radionovelas brasileiras, fotos, entrevistas com atores e diretores, teses e trabalhos elaborados por alunos e professores da ECA, além de diversos filmes e documentários produzidos pela instituição.
Parte do teto da ECA desabou com o incêndio. O Corpo de Bombeiro interditou o edifício, o que obrigou a direção da instituição a suspender as aulas no local até o final de semana.
Segundo Milanesi, os alunos devem ser remanejados. “Estamos tentando arrumar salas nos prédios das outras faculdades vizinhas para tentar minimizar o impacto do incêndio no andamento do semestre.”
O incêndio começou por volta de 0h30 de ontem, no segundo andar do prédio da ECA, que abriga os departamentos de Comunicação e Artes, Cinema e Biblioteconomia da USP, na Cidade Universitária (zona oeste).
Os bombeiros ainda não identificaram a causa do fogo, mas funcionários suspeitam que tenha ocorrido um curto-circuito.
Cerca de 60 homens e 26 veículos dos bombeiros estiveram no local. Durante a madrugada, eles chegaram a ficar sem água por cerca de 20 minutos, pois os caminhões pipa haviam secado e os hidrantes estavam longe do prédio.