A partir desta segunda-feira, 26 de fevereiro, a USP recebe mais de dez mil novos alunos, 11.147 mais exatamente. A Semana de Recepção aos Calouros dá as boas-vindas aos ingressantes de 2024 com a campanha “Viver a USP é melhor que sonhar”, criada pelos alunos do curso de Publicidade e Propaganda da ECA, sob a coordenação do professor Heliodoro Teixeira Bastos Filho, o Dorinho.
Com cartazes, totens, banners e faixas espalhadas pelos campi da USP, a campanha busca enviar mensagens para os novos alunos se sentirem acolhidos e transmitir os valores de humanismo, excelência, universalismo e solidariedade cultivados pela universidade, além de divulgar o Disque-Trote.
Semana de Recepção aos Calouros
Promovida pelas faculdades e entidades estudantis, a Semana de Recepção aos Calouros conta com atividades sociais, esportivas e culturais, reuniões com estudantes e familiares, apresentação dos cursos e da universidade. Também haverá campanhas de doação de sangue e de cabelos, doação de medicamentos e outras ações sociais. O objetivo é incentivar as unidades a promoverem uma melhor integração entre os novos alunos e os veteranos, além de oferecer aos calouros dicas e informações sobre a vida universitária.
Os eventos são realizados na primeira semana do ano letivo, quando as aulas regulares são substituídas por atividades como gincanas, oficinas, palestras, campanhas educativas e ações sociais. A semana foi criada com a intenção de acabar com os trotes violentos e construir pontes de união, combatendo qualquer forma de violência e discriminação.
Campanha de recepção aos calouros
Para dar as boas-vindas aos novos estudantes, mostrar um pouco a universidade e orientar as atividades de recepção aos calouros, a USP desenvolve todos os anos, desde 1999, uma campanha publicitária de recepção aos calouros criada pelos alunos do sexto semestre do curso de Publicidade e Propaganda da ECA.
Segundo o professor Dorinho, a ideia é que a recepção seja permeada de acolhimento e atenção. Há 25 anos, sempre em dezembro, Dorinho e os alunos apresentam de oito a dez trabalhos no Conselho Universitário para a Pró-Reitoria de Graduação, professores da Comissão de Recepção aos Calouros e convidados. “É o momento mais importante da disciplina, onde todos nós aprendemos muito”, diz Dorinho. “Esse momento da disciplina é sempre lembrado pelos ex-alunos.”