Você sabia que os ex-alunos estão representados na Congregação da ECA?
Em primeiro lugar, o que é a Congregação da ECA? Entre os inúmeros órgãos que fazem parte da estrutura da USP, estão as Congregações, que são os órgãos consultivos e deliberativos máximos de cada unidade. A elas estão subordinados os Conselhos Técnicos Administrativos (CTAs), os Conselhos de Departamentos, as Comissões Estatutárias (Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Cultura e Extensão Universitária) e outras instâncias deliberadas pelas Diretorias de Unidades.
A composição desses órgãos está definida no Estatuto da Universidade de São Paulo, em seu artigo 45, e inclui:
- o diretor da Unidade (membro nato, que ocupa o cargo de presidente);
- o vice-diretor;
- os presidentes das comissões estatutárias;
- os chefes de departamentos;
- representantes dos docentes (professores titulares, associados, doutores, assistentes e auxiliares de ensino);
- representantes do corpo discente (graduação e pós-graduação); e
- representante dos servidores não-docentes.
No item X desse mesmo artigo, o estatuto menciona que a Congregação pode ainda ter, em sua composição, “a critério de cada Unidade, um representante dos antigos alunos de graduação, eleito por seus pares, com mandato de um ano, admitindo-se uma recondução”.
A ECA é uma das unidades que inclui uma representação dos antigos alunos em sua Congregação. A atual representante é a Jennifer Monteiro, que ingressou na escola em 1983 e graduou-se em Publicidade e Propaganda. Ela foi eleita em votação que ocorreu no dia 11 de dezembro de 2023 e da qual puderam participar todos os ex-alunos de graduação cadastrados na Plataforma Alumni USP. Seu mandato vai até 20 de dezembro de 2024.
Publicitária atuante, tocando há 37 anos sua própria agência, a atual representante sempre manteve vínculos muito fortes com a ECA-USP. Já participou outras vezes da Congregação e como delegada da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo para a eleição dos Antigos Alunos junto ao Conselho Universitário da USP (CO). Além disso, é uma das integrantes do grupo responsável pela plataforma ÁgoraECA.
Em seu mandato como representante dos antigos alunos, Jennifer participará de reuniões mensais ordinárias, convocações extraordinárias e terá direito a voto na aprovação de regimentos da unidade e seus departamentos, na aprovação de alterações curriculares em cursos, na criação e extinção de cursos, na aprovação de concursos públicos, validação de diplomas, homologação de títulos, entre outras atribuições. A primeira reunião de 2024 ocorrerá em 21 de fevereiro.
Sempre que possível traremos notícias relevantes sobre as atividades da Congregação da ECA-USP aqui no ÁgoraECA. Caso tenha dúvidas a respeito e queira falar com a representante dos antigos alunos, mande um e-mail para contato@agoraeca.com.br.