Alunos, ex-alunos e professores da ECA marcam presença no festival internacional de curtas
Com a mais robusta programação dos últimos anos, o 34º Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo apresenta 301 filmes, representando 53 países. Com todas as atividades gratuitas, o evento acontece de 24/08 a 3/09, ocupando 45 salas de cinema e pontos de exibição na Região Metropolitana de São Paulo, com parte da programação disponível online para o Brasil.
A Escola de Comunicações e Artes da USP tem presença significativa na programação com filmes muito potentes de ex-alunos consagrados e de jovens profissionais, alguns em primeira exibição. No total, são 26 curtas com participação de alunos e ex-alunos da ECA, além da presença de ecanos na curadoria de programas e na apresentação de debates.
É o caso de atores e atrizes presentes em diversos filmes. Na Retrospectiva do Prêmio Estímulo, com produções paulistas dos anos 1980 e 1990, destacam-se Edson Celulari em “A Revolta dos Carnudos”, dirigido por Eliana Fonseca; Ney Latorraca e Rosi Campos, em “A Mulher do Atirador de Facas”; e Sandra Annenberg, em “Jogo da Memória”. E Eliana Fonseca também participa como atriz em “Epopéia”, de Michael Ruman. Na Mostra Brasil, “Olhares Trêmulos” traz dois atores da EAD: Plinio Soares e Alv Lara.
Ex-alunos da escola respondem pela direção de diversos títulos da programação. Anna Muylaert apresenta seu recente “O Nosso Pai”, enquanto Thais Fujinaga promove a pré-estreia mundial de “Quinze Quase Dezesseis”. Tata Amaral tem dois filmes incluídos: “História Familiar e “Poema: Cidade” – este último codirigido com Francisco Cesar Filho, que tem seu “Hip Hop SP” no evento. De Alain Fresnot, o festival apresenta “Amor que Fica”.
“Jardim Nova Bahia” é assinado por Aloysio Raulino, que foi aluno e professor, assim como Roberto Moreira, de “Amargo Prazer”. Já “Zuleika” é dirigido pelo professor Luis Dantas (CTR).
Aluno da primeira turma do então curso de Cinema da ECA, o diretor Djalma Limongi Batista (1947-2023) tem sua inovadora produção de filmes curtos revisitada e discutida em um debate. Seu filme de estreia, “Um Clássico, Dois em Casa, Nenhum Jogo Fora” (1968), além da ousadia temática (é tido como o primeiro curta-metragem com a temática LGBTQIA+ do Brasil), é a primeira realização do curso de cinema da ECA-USP e considerado um marco histórico no cinema brasileiro de curta duração. A obra causou impacto, tendo conquistado em 1968 os prêmios de melhor filme, direção, roteiro e montagem no Festival de Cinema Amador JB/Mesbla. O festival exibe esse e outros quatro curtas do diretor, alguns de rara circulação, como “Hang-five”, de 1975. Após a sessão agendada para o dia 2/09, às 18h, na Cinemateca Brasileira, acontece um encontro com o jornalista ecano Marcel Nadale, autor do livro “Djalma Limongi Batista – Livre Pensador”.
Em uma parceria com a ECA, o evento promove pelo terceiro ano consecutivo o seminário Conexão USP-Kinoforum, na Cinemateca Brasileira. Serão duas mesas de discussão: “A Produção das Escolas de Audiovisual da América Latina” e “Inteligência Artificial no Audiovisual”, apresentadas pelos professores Esther Hamburger e Almir Almas respectivamente.
O programa Curta Cinemateca, com clássicos do curta brasileiro, tem curadoria do professor do CTR Carlos Augusto Calil.
Curtas-metragens recentes produzidos no Curso de Audiovisual completam a participação da escola no festival. Estão programados “Batimentos”, de Pedro Petriche e Clara Dias; “JIB”, de Lira Kim; e “Olhares Trêmulos”, de Leno Taborda.
Alunos da ECA participam também do desafio “Noite de Kino”, que convida estudantes e coletivos a produzir um curta em dois dias, a partir de temas relacionados aos programas do festival. Benjamin Medeiros, Cristina Neves e Maria Carolina Caetano, do curso de Audiovisual, produziram o curta “Brecha”.
Confira abaixo a programação!
Programas Especiais
Homenagem à obra de Djalma Limongi Batista
02/09 | Sábado | 18h | Cinemateca – Sala Oscarito | |
“Um Clássico, Dois em Casa, Nenhum Jogo Fora” – Brasil (SP) | 1968 | pb | 25 min
Um rapaz de classe média baixa, desempregado, acorda tarde e sai de casa. Vai procurar um amigo e rompe com ele. Depois perambula por São Paulo. À noite, encontra um parceiro na Galeria Metrópole.
Após a sessão, uma conversa sobre o cinema de Djalma com Marcel Nadale (Jornalismo, 1999), jornalista e autor do livro “Djalma Limongi Batista – Livre Pensador”.
02/09 | Sábado | 20h | Cinemateca – Sala Oscarito | |
“Hang-Five” – Brasil (SP) | 1975 | pb | 29 min
“Eu queria exercitar um enorme rigor narrativo, não necessariamente acadêmico. Queria contar uma história bem contada, mas de maneira bem estetizante.” (Djalma L. Batista)
“O Mito da Competição do Sul” – Brasil (SP) | 1969 | cor | 17 min
Imagem de uma câmera. Dois alunos falam sobre a escola de cinema. Em uma sala de aula, os alunos atacam e matam um colega; as carteiras se enchem de cadáveres.
“Porta do Céu” – Brasil (SP) | 1973 | cor | 30 min
A origem da devoção popular a Nossa Senhora Aparecida: “a pesca milagrosa” da imagem nas águas do rio Paraíba em fins do século 18.
“Rasga Coração – O Teatro Brasileiro de Anchieta ao Oficina” – Brasil (SP) | 1983 | cor | 12 min
A evolução do teatro brasileiro, desde as origens, no século 16, até a década de 1960.
Curta Cinemateca
01/09 | Sexta | 18h30 |Cinemateca Open Air | |
Programa especial ao ar livre, com a curadoria de Carlos Augusto Calil, professor do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA, cineasta, ensaísta, editor de livros e gestor cultural.
Foram reunidos alguns dos mais marcantes curtas-metragens da história do cinema brasileiro. Eles trazem assinaturas de nomes como Glauber Rocha, Humberto Mauro, Andrea Tonacci, Joaquim Pedro de Andrade, Leon Hirszman e dos ecanos Aloysio Raulino e Olga Futemma – um verdadeiro panteão do cinema – e do curta-metragem – brasileiro.
“Jardim Nova Bahia” – Brasil (SP) | 1971 | cor/pb | 15 min
Diretor: Aloysio Raulino (aluno de Cinema da primeira turma)
“Retratos de Hideko” – Brasil (RJ) | 1981 | cor | 10 min
Diretora: Olga Futemma (bacharelado em Cinema e mestado em Meios e Processos Audiovisuais)
A Velha a Fiar – Brasil (RJ) | 1964 | pb | 5 min
Diretor: Humberto Mauro
Blablabá – Brasil (SP) | 1968 | pb | 26 min
Diretor: Andrea Tonacci
Maranhão 66 – Brasil (RJ) | 1966 | pb | 10 min
Diretor: Glauber Rocha
Nelson Cavaquinho – Brasil (RJ) | 1969 | pb | 14 min
Diretor: Leon Hirszman
O Aleijadinho – Brasil | 1978 | cor | 22 min
Diretor: Joaquim Pedro de Andrade
Favoritos da Crítica
Guilherme Xavier Ribeiro (Publicidade e Propaganda, 2009)
“Ainda Restarão Robôs nas Ruas do Interior Profundo” | Brasil (SP) | 2022 | cor | 14 min
Na periferia do interior profundo brasileiro, Luquinha tenta recuperar sua égua enquanto convive com o crime e o barulho ensurdecedor de uma cidade conservadora.
Mostra Brasil
Thais Fujinaga (Audiovisual, 2001)
“Quinze Quase Dezesseis” – Brasil (SP) | 2023 | cor | 21 min
Pré-estreia mundial. Direção, roteiro e produção de Thais Fujinaga. A direção de Fotografia é de André Luiz de Luiz (Cinema, 1998).
Com bolsa de estudos em uma escola particular, Tamiris participa do grupo de teatro, descobrindo outras formas de extravasar as energias do seu corpo adolescente. Até que sofre assédio durante uma aula.
26/08 | Sábado | 20h30 | Cinesesc | |
29/08 | Terça | 20h | Cinemateca – Sala Oscarito | |
Anna Muylaert (Cinema, 1981)
“O Nosso Pai” – Brasil (SP)
Direção, roteiro e produção: Anna Muylaert
No meio de uma pandemia descontrolada, três irmãs decidem agir.
30/08 | Quarta | 20h30 | Cinesesc | |
31/08 | Quinta | 18h | Cinemateca – Sala Oscarito | |
Leno Taborda (Audiovisual, 2018)
“Olhares Trêmulos” | Brasil (SP) | 2023 | cor | 20 min
TCC turma Audiovisual 2018. Direção e roteiro: Leno Taborda. Direção de Fotografia: Luiza Tomaz e Natália Evangelista. Direção de Arte: Daniel Torres. Montagem: Luiza Tomaz. Produção: Victor Stoll (Audiovisual, 2019). Elenco: Alv Lara e Plinio Soares (EAD).
Jovem artista vive uma vida feliz com seu namorado de 65 anos até que o relacionamento é abalado pela descoberta de que seu parceiro tem uma doença degenerativa.
25/08 | Sexta | 15h30 | Cinesesc | |
30/08 | Quarta | 20h | Cinemateca – Sala Oscarito | |
Guilherme Xavier Ribeiro (Publicidade e Propaganda, 2009)
“Despovoado, ou Tudo que a Gente Podia Ser” | Brasil (SP) | 2023 | cor | 19 min
Último remanescente de um vilarejo abandonado, um senhor branco esconde suas memórias sobre a chegada do progresso ao interior do Brasil.
25/08 | Sexta | 18h30 | Cinemateca – Sala Grande Otelo | |
26/08 | Sábado | 15h30 | Cinesesc | |
Retrospectiva Prêmio Estímulo
Eliana Fonseca (Cinema, 1980 e EAD, 1981)
“A Revolta dos Carnudos” | Brasil (SP) | 1991 | cor | 15 min
Numa clínica de emagrecimento, pacientes e enfermeiros travam uma batalha. No elenco, Edson Celulari (EAD).
31/08 | Quinta | 18h | Museu da Imagem e do Som | |
Michael Ruman (Cinema, 1981)
“Epopéia” | Brasil (SP) | 1991 | cor | 16 min
Eliana Fonseca no elenco. Direção: Michael Ruman
Colocados de castigo, três amigos desejam livrar-se dos adultos. Criam, então, um universo em que tudo faz parte de um jogo: mas o jogo vai-se tornando perigoso…
31/08 | Quinta | 18h | Museu da Imagem e do Som | |
Tata Amaral (Cinema, 1982)
“História Familiar” | Brasil (SP) | 1988 | cor | 10 min
Numa metrópole dos anos 80, o relacionamento de um jovem casal encontra numa noite de sexta-feira a oportunidade de revelar seu desgaste.
30/08 | Quarta | 19h30 | Museu da Imagem e do Som | |
Tata Amaral e Francisco César Filho (Cinema, 1982)
“Poema: Cidade” | Brasil (SP) | 1986 | cor | 11 min
Documentário sobre a obra de Augusto de Campos que devolve à paisagem urbana uma poesia que nela foi inspirada.
29/08 | Terça | 19h30 | Museu da Imagem e do Som | |
Francisco Cesar Filho (Cinema, 1982)
“Hip-Hop SP” | Brasil (SP) | 1990 | cor | 11 min
A violência urbana vista através da música, da dança e dos grafites feitos pela juventude negra integrante do movimento hip hop de São Paulo.
30/08 | Quarta | 18h | Museu da Imagem e do Som |
Alain Fresnot (Cinema, década de 1970)
“Amor que Fica” | Brasil (SP) | 1986 | cor | 10 min
Dois casais diferentes se relacionam em um bar da moda. Uma troca de casais movida a fantasia e modernidade.
01/09 | Sexta | 18h | Museu da Imagem e do Som | |
Roberto Moreira (bacharel e doutor em Cinema pela ECA e professor do CTR)
“Amargo Prazer” | Brasil (SP) | 1990 | cor | 9 min
Lembrança de um amor passado, misturando momentos de alegria e tensão, de afeto e intransigência, de compreensão e repulsa.
31/08 | Quinta | 19h30 | Museu da Imagem e do Som | |
Luis Dantas (professor CTR-ECA)
“Zuleika” | Brasil (SP) | 1992 | cor | 12 min
Carlos prepara-se para um estranho ritual, mas Zuleika irá intervir e levar a ação a um desenlace inesperado.
01/09 | Sexta | 16h30 | Museu da Imagem e do Som | |
Toni Venturi (Cinema, 1987)
“1999” |Brasil (SP) | 1993 | cor | 16 min
Uma fábula sobre o poder e a solidão que se passa na noite do milênio.
01/09 | Sexta | 18h | Museu da Imagem e do Som | |
Ney Latorraca (EAD) e Rosi Campos (Jornalismo, 1974) estão no filme “A Mulher do Atirador de Facas” (1988), de Nilson Villas Bôas, que será exibido dia 29/8, às 19h30, no Museu da Imagem e do Som. Sandra Annenberg, que cursou a EAD, está no filme “Jogo da Memória” (1992), de Denise Vieira Pinto, que será exibido dia 30/8, às 19h30, no MIS.
Cinema em Curso
Pedro Petriche (Audiovisual, 2016) e Clara Dias (Audiovisual, 2016)
“Batimentos” | Brasil (SP) | 2022 | cor | 24 min
Dois irmãos em uma festa: ele se vê intimidado por um novo integrante em seu grupo; ela precisa enfrentar o medo de se expor.
24/08 | Quinta | 16h30 | Cinemateca – Sala Grande Otelo | |
26/08 | Sábado | 19h | Centro Cultural São Paulo | |
Lira Kim (Audiovisual, 2018)
“JIB” | Brasil (SP) | 2022 | cor | 8 min
Enquanto lidam com a ausência da avó, mãe e filha ressignificam sua própria relação.
25/08 | Sexta | 16h30 | Cinemateca – Sala Grande Otelo | |
27/08 | Domingo | 17h | Centro Cultural São Paulo | |
Conexão USP-Kinoforum
29/08 | Terça | 18h | Cinemateca – Sala Oscarito | |
Debate 1: “A Produção das Escolas de Audiovisual da América Latina”. Participam Esther Hamburger (professora CTR/ECA/USP), como apresentadora; Carla Larrea Sánchez (México, Centro de Capacitación Cinematográfica), Joaquín Echavarria e Juan Martín Torres (Argentina, ENERC), Leonardo Ortiz (Equador, INCINE) e Teaque O’Hea (México, Universidad Iberoamericana).
30/08 | Quarta | 16h | Cinemateca – Sala Oscarito | |
Debate 2: “Inteligência Artificial no Audiovisual” – discute o estado da arte dessa tecnologia, sua evolução técnica, implicações éticas e aplicação nas realizações audiovisuais. O encontro reúne Claudio Pinhanez (IEA/USP), JH Crema (realizador), Lucia Santaella (PUC/SP) e Pedro Salles Leite (InnerPlay). A apresentação fica a cargo de Almir Almas (professor CTR/ECA/USP).
Parte da programação pode ser acessada no Brasil por meio das plataformas Itaú Cultural Play, Porta Curtas, Sesc Digital e Spcine Play.
* Colaborou neste post Francisco Cesar Filho (Cinema, 1982), integrante do Comitê de Organização do Kinoforum.