Alunos de graduação do curso de Música da ECA se uniram para montar a ópera italiana L’Elisir d’Amore, de Gaetano Donizetti, que conta com orquestra sinfônica, coro e solistas. Os concertos serão realizados nos dias 21 e 28 de maio às 19h no Teatro J. Safra, em São Paulo.
“Realizar novamente uma ópera na ECA após uma década foi por anos um grande sonho dos alunos da graduação em Música, que finalmente em 2023, após meses de planejamento, se uniram e fizeram acontecer, mesmo sem apoio institucional ou financeiro”, diz Giovanna Elias, aluna do último ano de Regência e regente da SP Chamber Orchestra, grupo formado para a montagem da ópera.
A SP Chamber Orchestra é formada, em sua maioria, por alunos de graduação e recém-formados do Departamento de Música (CMU) da ECA, por alunos e recém-formados da Unesp, da Escola de Música do Estado de São Paulo e da Escola Municipal de Música de São Paulo, além de artistas convidados do Theatro São Pedro e do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A orquestra surgiu em projetos entre os alunos do CMU e se consolidou como grupo artístico independente durante a primeira montagem da ópera.
O grupo montou a ópera italiana romântica de duas horas de duração L’Elisir d’Amore, de Gaetano Donizetti, que conta com orquestra sinfônica, coro e cinco solistas. A montagem da apresentação demandou três semanas de ensaios diários – dos cantores com piano, do coro com piano, somente da orquestra e depois todos juntos. Foram feitas duas récitas da ópera em fevereiro no Teatro Laboratório da ECA. Os espetáculos foram registrados em vídeo, e o Teatro Safra se interessou e contratou o grupo para realizar mais duas récitas com bilheteria.
“Convidamos a todos para que venham prestigiar, se divertir e mergulhar no fantástico mundo da ópera.”
— Giovanna Elias, aluna de Regência e regente da SP Chamber Orchestra
Ficha técnica (com a indicação dos alunos da ECA)
- Direção, regência e idealização: Giovanna Elias (aluna do último ano da graduação em Regência)
Solistas
Julia Polim (recém-graduada em Canto Lírico), Marcello Mesquita, Calebe Faria, Pedro Côrtes, Ananda Gusmão (aluna do último ano da graduação em Canto Lírico)
Coro
- Sopranos: Lilian Bain, Irina Alfonso e Hellen Sabino (alunas de Regência), Margot Lohn (graduada em Canto Lírico), Camilla Liberali (aluna de Licenciatura em Música), Elisa Furtado
- Tenores: João Ricardo (aluno de Licenciatura em Música), Guilherme Ennes (graduado em Canto Lírico), Francisco Garrido, Vinícius Almeida
- Baixos: Felipe Gazoni (aluno de Regência), Julio Correa (aluno de Composição), Gilberto de Oliveira Ferreira
Orquestra
- Flautas: Nataly Macias (graduada em Flauta) e Lázaro Fernandes
- Oboés: Ana Yae (graduada em Oboé), Gustavo Takeshi (aluno de Oboé)
- Clarinetes: Rafael Martins (aluno de Clarinete) e Mariana Brito
- Fagotes: Samyr Imad (aluno de Fagote) e João Victor
- Trompas: Danilo Silva (graduado em Trompa) e Jonathas Jacinto (aluno de Trompa)
- Trompetes: Helena Sancho (aluna de Trompete) e Victória Barros
- Trombones: Higor Lima, Gabrielle Almeida e Paula Cassiano
- Percussão: Christopher Alex (graduado em Percussão)
- Violinos: Pedro Cardim e Carolina Dorta (alunos de Violino), Neemias de Oliveira, Paulo Rafael Rinco, Danilo Silva, Joaquim Pereira, Silvio Sapia
- Violas: Kauê Belisário (graduado em Viola) e Gabriel Del Corso
- Violoncelos: Nicolas Pessoa e Octavio Mesini
- Contrabaixo: Leopoldo Carvalho
- Piano: Lucca Verdi Pires
Serviço
L’Elisir d’Amore – concertos dias 21 e 28 de maio (domingos) às 19h no Teatro J. Safra (Rua Josef Kryss, 318, Barra Funda). Ingressos no site e no Instagram da SP Chamber Orchestra (@spchamberorchestra) ou direto neste link.