Livro propõe novo modelo de comunicação organizacional: a comunicação engajada

Baseada em pesquisa de doutorado orientada por professores da ECA e da FEA, obra detalha modelo de comunicação para organizações inspirado no sistema Lean/Toyota

O livro “Comunicação Engajada, um Novo Modelo de Comunicação Organizacional Focado em Revelar e Resolver Problemas”, coautoria do ecano Alexandre José Possendoro e do feano Alvair Silveira Torres Junior, foi lançado em agosto pela Editora LiberArs, de São Paulo.

A obra é fruto de uma tese de doutorado pioneira orientada por professores da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Atuária (FEA). A orientadora principal foi Margarida Maria Krohling Kunsch, professora titular da ECA-USP.

Sobre a obra

Unindo uma visão científica e uma visão prática sobre a comunicação, o livro apresenta, segundo os autores, um modelo científico de comunicação inédito que visa a fazer com que todos os processos comunicacionais sejam estruturados e focados em revelar e resolver problemas, sendo uma alternativa e uma complementação à comunicação integrada, modelo tradicional mais utilizado hoje pelas organizações.

“É uma obra que utiliza linguagem, imagens e exemplos para descrever e orientar a aplicação do novo modelo comunicacional descoberto por extensa pesquisa de campo. O livro foi estruturado para ser efetivamente usado para transformar modelos comunicacionais já superados”, resume Alvair Torres Junior. “O livro é baseado numa pesquisa interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar científica e rigorosa na USP, com mais de 700 páginas, frutos de pesquisas em mais de 100 autores, estudos de casos, observações de campo e entrevistas em profundidade feitas em grandes empresas e com alguns dos mais renomados consultores sobre o tema”, complementa Alexandre Possendoro.

Segundo Possendoro, a essência da comunicação engajada é fazer com que todas as pessoas e estruturas de uma organização direcionem a comunicação para revelar e resolver problemas. “É um modelo nitidamente mais orgânico, autêntico, criativo, livre e produtivo, radicalmente distinto da comunicação tradicional que, historicamente, é burocrática, tecnocrática, categorizadora, alienada, estéril e dependente das estruturas hierárquicas, como vemos na comunicação mercadológica, institucional, interna e administrativa de boa parte das organizações.”

Torres Junior explica que a comunicação engajada foi inspirada no sistema Toyota/Lean, modelo de gestão adotado em todo o mundo. Segundo ele, é uma alternativa comunicacional com capacidade para “desalienar” a comunicação organizacional tradicional. “É um novo modelo que transforma a atual comunicação tradicional que foi estruturada sob a gestão taylorista e fordista; que impõe, de cima para baixo, práticas, canais e narrativas lineares e pouco interativas, sem espaço para a participação ativa das pessoas como comunicadores plenos. A comunicação engajada é uma forma de comunicação disruptiva, mais adequada às exigências dos tempos atuais.”

Sobre os autores

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Alexandre José Possendoro é formado em Jornalismo pela ECA (1990 a 1994), onde também fez mestrado em Jornalismo (1996 a 2002) e doutorado em Relações Públicas (2015 a 2019). Atuou como jornalista no jornal Folha de S. Paulo, foi editor de diversas revistas segmentadas, atuou como professor e coordenador em sete universidades brasileiras e atualmente é assessor de Comunicação do Lean Institute Brasil (LIB).

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Alvair Silveira Torres Junior é mestre em Administração pela PUC-SP, doutor em Comunicação pela Universidade Metodista, com orientação do professor José Marques de Melo, e sensei em Toyota Production System (TPS) pela Shingijutsu Consulting, do Japão e dos EUA. É professor doutor na FEA-USP, head de Supply Chain e Logística do Lean Institute Brasil (LIB) e foi por 17 anos executivo da Mercedes-Benz do Brasil.

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