Criada em 1972, pós da ECA foi pioneira no Brasil
Em janeiro de 1972 a ECA inaugurou seu primeiro curso de pós-graduação e o primeiro na área de Comunicação do Brasil: o então Programa de Mestrado em Ciências da Comunicação. Ao completar 50 anos, o curso de pós-graduação em Ciências da Comunicação da ECA é responsável pela formação de grande parte dos mestres e doutores em Comunicação do país.
Em 1974, surgiu o Programa de Pós-Graduação em Artes. Hoje a ECA possui doze cursos gratuitos de mestrado e doutorado stricto sensu e um mestrado profissional em seis Programas de Pós-Graduação: Artes Visuais (PPGAV), Artes Cênicas (PPGAC), Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA), Ciência da Informação (PPGCI), Ciências da Comunicação (PPGCOM) e Música (PPGMUS).
O processo de seleção de novos alunos é realizado anualmente, no segundo semestre. Também é possível cursar disciplinas de pós-graduação da ECA como aluno especial. Para mais informações sobre os cursos de mestrado e doutorado oferecidos pela ECA, acesse a página do Serviço de Pós-Graduação.
Em 2022, a ECA receberá 166 novos alunos e alunas de mestrado e doutorado, 37 deles no PPGCOM.
O atual Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação está organizado em três linhas de pesquisa: comunicação, redes e linguagens; objetos teóricos e empíricos; processos comunicacionais: tecnologias, produção e consumos; comunicação: interfaces e institucionalidades.
ECA inaugura pós-graduação a distância
E agora em 2022 a ECA inova mais uma vez: está lançando três cursos de pós-graduação (MBA), na modalidade ensino a distância (EaD): MBA em Negócios e Estética da Moda, MBA em Comunicação e Marketing e MBA em Gestão de Eventos. Os três projetos são liderados por professores do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), pioneiro em projetos EaD com o lançamento em 2019 do primeiro curso de extensão e difusão.
Fotos:
Verônica Cristo