Quem estudou na ECA antes de 1995 talvez não saiba, mas a ECA tem uma mascote! E é uma leoa, embora no começo tenha sido um leão. “Nossa mascote oficialmente era o leão mas, com o tempo, estamos ressignificando para leoa como forma de variar a comunicação e abraçar o poder de força e acolhimento da figura ‘feminina’”, diz Júlia Perillo, presidente da ECAtlética e aluna do sexto semestre de Relações Públicas.
O leão nasceu no Juca (Jogos Universitários de Comunicação e Artes) de 1995, em Piraju. Todas as outras atléticas já tinham sua mascote, menos a ECA. No último dia do evento, quando o pessoal estava ‘acabado’ no alojamento, esperando o ônibus para voltar para São Paulo, apareceu um desconhecido. Ele pediu um violão emprestado e cantou um famoso salmo que tinha como refrão “o leão de Judá, o leão de Judá… prevaleceu!”. De repente, como num passe de mágica, a ressaca passou e a balada voltou. Desde então, o leão tornou-se a mascote ecana.
Dessa brincadeira, foram desdobrados hinos que falam do leão de Judá, e a mascote foi adotada nas comunicações da ECAtlética, hoje nas cores dourado e roxo. “A história das cores não tem unanimidade, mas a mais contada é que o grená e branco, cores do primeiro uniforme, começaram a ficar ‘roxo e branco’ com o tempo de uso. Depois, acrescentaram o amarelo para simbolizar o ouro e tornou-se aurirroxo. Sem data estimada”, segundo Júlia.
Entre os vários hinos, os mais clássicos são Horto e Leão de Judah.
HORTO
Ôôô, ECA USPÊÊ
Escola da minha vida meu amor
Alalaô
Eu vou gritar que sou leão e dá-lhe ô
Ô dá-lhe ECA, meu grande amor,
Sou aurirroxo, ecano fanáticô
E sem cansar, vou repetir
O meu lugar é sempre ao lado de ti
Eu vou torcer, eu vou gritar
E pela ECA a vida inteira eu vou cantar
Sou ECA, sou USPÊ,
Aonde for o aurirroxo eu vou seguir
Ô dá-lhe ECA…
LEÃO DE JUDAH
Eu vou pedir pra Jah
Leão de Judah
Pra ele nos iluminar, na próxima batalha
O tubarão da babilônia,
Não nos atingiu jamais
É a força do ganzá
Churrasco e breja gelada
Ôiôiôiôiôiô, ECA USP eu sou
A nossa padroeira é Susana Vieira*
É pouca zoeira
*recentemente o nome da atriz deixou de ser cantado e novos nomes passaram a ser usados para substituí-lo
Sobre a ECAtlética
Fundada em 1971 como anexo do Centro Acadêmico Lupe Cotrim, a Associação Atlética Acadêmica Lupe Cotrim, ou simplesmente ECAtlética, surgiu com o objetivo de incentivar e desenvolver o esporte universitário dentro da ECA-USP. Em 1990 tornou-se independente do centro acadêmico. Sua missão hoje em dia, segundo Júlia, é fazer com que suas cores amarela e roxo possam encantar cada vez mais ecanos.
Atualmente conta com 24 times e 16 modalidades e participa de 4 campeonatos (Bichusp, Jogos da Liga, Copa USP e NDU) e 2 torneios (inters) dos quais é membro-fundadora – o Juca e o Bife, com dois títulos em cada um deles. O Juca é integrado por atléticas de cursos de comunicação e artes, e até antes da pandemia a ECA era a única universidade pública participante. O Bife é um torneio entre algumas atléticas da USP, cujo nome vem das iniciais das faculdades fundadoras (Biologia, IME, FAU e ECA). Atualmente participam dez faculdades fixas e uma convidada.
A ECA tem hoje as seguintes equipes:
- Atletismo (time misto)
- Basquete (masculino e feminino)
- Cheerleading (time misto)
- E-sports (jogos eletrônicos) (time misto)
- Futebol de campo (masculino e feminino)
- Futsal (masculino e feminino)
- Handebol (masculino e feminino)
- Lutas (time misto)
- Natação (time misto)
- Remo (time misto)
- Rúgbi (masculino e feminino)
- Softbol (time misto)
- Tênis de campo (masculino e feminino)
- Tênis de mesa (masculino e feminino)
- Vôlei (masculino e feminino)
- Xadrez (time misto)
Times de handebol e basquete feminino; rúgbi e vôlei masculino
A ECAtlética tem coleções lindas com a leoa nas cores dourado e roxo. “Nossas coleções são sazonais. Durante as aulas presenciais até rolam alguns saldões e produtos em pronta entrega, mas durante a pandemia temos um período definido de abertura e fechamento das encomendas. A próxima coleção vem neste semestre, as datas serão lançadas no Instagram @ecatletica!”, informa Júlia.
A sede da atlética fica numa sala no prédio da vivência da ECA, apelidada de “salinha da ECAtlética”, ao lado de um pequeno espaço de convivência e perto da lanchonete Dona Leoa e do Centro Acadêmico Lupe Cotrim (Calc).
*colaboraram para este texto Júlia Perillo e Larissa Barbosa Nunes, atuais presidente e vice-presidente da Associação Atlética Acadêmica Lupe Cotrim.